Água de Berinjela

Toda mulher sempre tem uns 2 ou 3 kg que quer perder, não é? E minha mãe um dia desses me deu uma dica super valiosa, tanto para o emagrecimento quanto para a saúde. A receita foi a seguinte: água de berinjela com limão!
Tá mais em que isso vai me ajudar a emagrecer? Bom, a gente já sabe que a berinjela consumida como alimento é um ótimo aliado nas dietas de emagrecimento porque é rica em vários nutrientes essenciais para a saúde, além de garantir o bom funcionamento do organismo. É composta por uma grande quantidade de proteínas, fósforo, ferro, cálcio e das vitaminas B1, B2 e C. É também um alimento que tem apenas cerca de 16 calorias para cada 100g. A berinjela também é importante na redução da ação das gorduras no fígado, ajudando na digestão de alimentos mais “pesados”.
Mas o segredo da água de berinjela está nas fibras solúveis que este alimento possui. Estas fibras se soltam do alimento enquanto ele fica de molho. "A água, então, torna-se rica nessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la," afirma a nutricionista Daniella Barbosa. Quando usada juntamente com o limão os seus efeitos são ainda melhorados e têm uma maior eficácia. Berinjela com limão reduz o colesterol.

Benefícios da água de berinjela com limão:

1. Reduz o colesterol
2. Faz o intestino melhorar
3. Tira a gordura do corpo (principalmente da região abdominal)
4. Reduz a retenção de líquido
5. Auxilia no combate a celulite
6. Previne doenças...

Modo de Fazer:

Corte uma berinjela de tamanho médio em cubos e coloque de molho em 1 litro de água. Deixe de molho durante a noite no refrigerador. Esse período (aproximadamente 8 horas) é suficiente para que as fibras solúveis se soltem e deixem sua água poderosa! Pela manhã esprema um limão e junte o suco deste na água de berinjela. A água vai ficar com uma coloração em tom de marrom. Beba o primeiro copo ainda em jejum (de preferência) e vá tomando o restante do líquido ao longo do dia. Faça isso durante uma ou duas semanas. os resultados são excelentes!

Eu super indico fazer certinho este 'tratamento' com berinjela. Em uma semana já vi diferença na minha gordura abdominal, que está diminuindo cada dia mais. Se combinada com uma dieta e exercícios físicos ela pode ser o item que faltava para mudar sua forma física. 

Ah, mais um detalhe, os cubinhos de berinjela que sobram depois de tirar a água eu uso para fazer uma sopa. Pego os cubos e coloco em uma panela com um copo de água e levo ao fogo. Tempero e após cozido bato no liquidificador. Fica uma papinha, eu adoro! E o bom é que fica super nutritivo, porque apesar de retiradas as fibras solúveis os cubinhos ainda estão cheios de fibras insolúveis e outras vitaminas e minerais! Espero que tenham gostado desta dica saudável! 

1. O gosto é muito ruim?
Quando está só a água de berinjela, sem o limão ainda, o gosto é um amarguinho bem fraco. Aí você acrescenta o limão e fica um gostinho refrescante bem leve.
2. Por quanto tempo devo tomar?
O indicado é tomar por 14 dias (2 semanas) efazer uma pausa de uma semana. Aí se você desejar pode tomar por mais 14 dias, pausa de 7 e assim sucessivamente.
3. Devo seguir alguma dieta ou apenas tomar a água de berinjela com limão já vai me ajudar a emagrecer?
A água de berinjela por si só já auxilia no emagrecimento, porém se você seguir uma dieta balanceada e saudável a redução de peso será bem maior. Unir a água de berinjela e limão com dieta balanceada e exercícios físicos regulares é a receita infalível para estar magra e saudável no verão!
4. Tenho que preparar os cubos de berinjela e deixar de molho uma nova mistura todas as noites ou posso deixar preparado par a semana toda?
Deve fazer uma mistura nova a cada dia. Pique uma berinjela em cubos à noite e deixe de molho em
1 litro de água. Pela manhã retire os cubos da água e acrescente nesta água o suco de um limão. Essa mistura de 1 litro deve ser tomada ao longo deste dia. À noite prepare uma nova misura de cubos de berinjela com água para ser usada no dia seguinte.
5. Posso reutilizar a berinjela no outro dia apenas acrescentando mais água?
Não, pois a água já retirou as substâncias desejadas da berinjela na primeira vez. A cada dia você deve usar uma nova berinjela.
6. O que fazer com os cubos de berinjela que retiro da água?
Eu gosto muito de fazer uma sopa com eles, e pode ser feito refogado também. Mas isso fica a seu critério, escolha o modo de preparo que você mais gosta e aproveite os cubinhos. Só não aconselho a ingerir estes crus.
7. Preciso descascar a berinjela antes de cortar em cubos para por de molho?
Não, não é necessário. Apenas corte-a em cubos pequenos e deixe de molho durante a noite.
8. O limão é adicionado quando coloco tudo de molho à noite?
Não, o limão é adicionado pela manhã, após retirar todos os cubinhos de berinjela da água. E é 1 limão para 1 litro de água de bernjela!
9. Mulheres grávidas ou que estão amamentando podem consumir a água de berinjela?
Eu acredito que não faça nenhum mal. Mas eu aconselho você, antes de começar a utilizar a água, a perguntar para o seu médico. Já que é melhor previnir e não prejudicar a sua saúde e a do seu bebê.
10. Posso trocar o limão por laranja ou abacaxi?
A laranja e o abacaxi não tem as mesmas propriedades funcionais do limão. Os resultados são obtidos utilizando o limão com a berinjela. Então não pode trocar o limão não.

Comentários