Como Cuidar dos Cabelos Cacheados - Guia Definitivo!

É maravilhoso ver tantas meninas assumindo seus cabelos naturais. E uma das perguntas que mais recebo é: como cuidar dos cabelos cacheados? Então, reuni aqui dicas e truques para aplicar na rotina de cuidados capilares que vão deixar seus cachos e ondas lindos e saudáveis.

Moça cacheada com mão nos cabelos abre o guia de como cuidar dos cabelos cacheados.

Temos que lembrar que cabelos cacheados, ondulados e crespos são mais frágeis e naturalmente mais secos que os demais, já que pelo formato a oleosidade natural não flui por todo o fio. Sem essa proteção natural o cabelo fica mais exposto aos danos e a desidratação.

Como cuidar dos cabelos cacheados

1. Produtos para cabelos cacheados

Escolha produtos focados no seu tipo de cabelo. Cada dia temos novas (e boas) opções para cachos que visam hidratar, definir, controlar o frizz, tirar ou dar volume. Pesquise e escolha o de sua preferência.

2. Tratamento pré-shampoo

Aplicar um pouco (pouco mesmo) de óleo em todo comprimento dos fios, uns 15 minutos antes de lavar, vai proteger dos danos causados pelo shampoo. Existem também cremes específicos para usar pré-shampoo ou use um pouquinho de condicionador mesmo. Eles formar um película que pré-hidrata e protege os fios durante a lavagem, faz muita diferença.

3. Cuidados na hora de lavar os cabelos

Já escolheu um shampoo pro teu tipo de cabelo, de preferência sem sulfatos e petrolatos, agora tem que cuidar a temperatura da água. Todos os cabelos detestam água quente, mas os cachos ainda mais. Água norminha ou fria são indicadas para lavar e enxaguar.

A sequência de aplicação dos produtos para cabelos é: 1º shampoo, 2º máscara de tratamento, 3º condicionador e então o(s) finalizador(es). Para secar dê preferência á toalhas de microfibra ou use uma camiseta de algodão, elas evitam o frizz. Jamais esfregue os fios, seque com paciência e carinho.

4. Se o teu cabelo é extremamente seco

Que tal dar um tempo no shampoo (que resseca ainda mais os fios) e testar a técnica de lavar os cabelos com condicionador limpante (co-wash)? Já vi muito cabelo ressecado se transformar em belos cachos hidratados e brilhosos após aderir ao co-wash. Teste, vale a pena!

5. Na hora de pentear

Evite pentear os fios secos, já que causa volume, tira a definição dos cachos e pode até quebrar os fios. O legal é já desembaraçar os cabelos ao aplicar o condicionador e durante o enxágua, com os dedos mesmo.

Se não conseguir ficar sem usar pente ou escova, prefira o pente de madeira que é antiestático (reduz o frizz) e tem dentes mais largos (ideal para cacheados).
Mulher com cabelos cacheados com californianas em frente a árvore com frutos vermelhos.

6. Jamais durma com os cabelos molhados

Nunca faça isso. A umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, além de amassar e mal tratar os seu cachos durante a noite.

7. Como secar os cabelos cacheados

Dê preferência que seque naturalmente, assim os cachos ficam definidos e com mais brilho. Se for utilizar o secador, nunca esqueça o protetor térmico e use um difusor acoplado ao secador para modelar os cachos. Já viram meninas secando com uma peneira/coador?

8. Prenda os fios para dormir

Para não estragar os cachos, amarre-os no alto da cabeça. Pela manhã apenas ajeite os cachos com o auxilio de produtos modeladores de cachos ou revitalizadores.

9. Cuide do couro cabeludo

Pense, é no couro cabeludo que os fios nascem. Por isso manter ele saudável e limpo é fundamental. Lavar o cabelo com frequência, 2 ou 3 vezes por semana, e fazer um detox capilar a cada 15 ou 30 dias ajuda muito. Mas se aparecerem descamações, irritação ou caspa é bom procurar um dermatologista.


10. Hidratar é preciso

Cabelos cacheados necessitam de pelo menos 1 hidratação por semana para repor a umidade dos fios. Use máscaras com ativos como pantenol, babosa e vitaminas ou aposte nas receitas caseiras. Aqui tem um post com 7 receitas caseiras de hidratação para cabelos cacheados, são baratas e eficientes!

11. Abuse dos óleos vegetais

Óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, de abacate e de alecrim são alguns óleos excelentes para tratar cabelos cacheados, ondulados e crespos, já que penetram profundamente nos fios. O importante é escolher um óleo 100% vegetal, sem aditivos químicos como petrolatos, óleo mineral, parafina e afins.

Use como pré-shampoo, na máscara de tratamento para nutrição ou na umectação capilar.  Ajudam na sedosidade dos fios, a controlar o frizz e até na definição. Para saber como fazer e como tirar a umectação, aqui tem post completo.

12. Não esqueça a reconstrução

Como os fios são frágeis e sofrem danos diariamente (sol, vento, poluição, secador ou chapinha) é importante fazer reconstrução capilar 1 vez por mês. Ela vai repor queratina e aminoácidos nos fios, que os deixa mais fortes e resistentes. Mas não vai fazer reconstrução com muita frequência, pois o excesso pode deixar os fios duros (rígidos) e causar quebra. Entenda melhor aqui.

Aproveite e comece um cronograma capilar. É o mais indicado para não exagerar e nem faltar reconstrução, nutrição e hidratação. O CC é maravilhoso para todos os tipos de cabelo.

13. Use bobes ou bigudinho

Lave os cabelos normalmente e seque 60% dele com secador, em seguida enrole em bobes ou bigudinho, passe o secador eles para ajudar a aquecer os cabelos. Deixe os bobes no cabelo por 2 horas ou mais, depois tire os bobes e ajeite os cachos com os dedos. Não use pente nele seco, e de manhã apenas aplique um leave in ou um creme de pentear, ajeitando com as mãos. Esses cachos duram até a próxima lavagem.

14. Antes e depois de ir malhar

Aplique condicionador hidratante, creme multifuncional ou creme de pentear em todo cabelo antes de ir se exercitar. Isso cria uma película que protege os fios do sal do suor. Depois é só enxaguar e fazer um co-wash. Assim o cabelo não sofre nenhuma agressão e ainda se hidrata.

Viram como essas dicas de como cuidar dos cabelos cacheados são simples? Com poucos ajustes e detalhes na hora de escolher os produtos, lavar, secar e estilizar dá para ter aquele cabelo cheio de cachos saudáveis, hidratados e cheios de brilho.

Mais conteúdo sobre cachos